Editora: EdA - 4ª edição (2024)
Idioma: Português
Capa comum, 134 páginas
ISBN: 978-65-01-12848-1
Tamanho: 15 x 21 cm
Este livro é um recorte na vida de um menino e a revelação de um crime tão marcante em sua vida que, numa espécie de derramamento mental, surgiu inteira no correr do lápis quando a memória dele, já feito homem, se viu provocada. Chamei-o romance, chamem-no como quiserem. Eu sei exatamente o que o motivou.
Pedro J. Nunes
Prêmio Virgínia Tamanini de Romance em 2000 - Secult-ES.
Editora: EdA - 7ª edição (2024)
Idioma: Português
Capa comum, 110 páginas
ISBN: 978-65-01-11251-0
Tamanho: 15 x 21 cm
Três contos e a novela Vilarejo compõem Vilarejo e outras histórias. Em sua 7ª edição, o livro foi leitura obrigatória do vestibular 95/96 e vem sendo sistematicamente adotado em diversas escolas. Em Vilarejo e outras histórias tudo existe ao lado de seu duplo: coragem e covardia, monstruosidade e bondade, vivos e mortos, o eu e o outro.
Editora: Cultural & Edições Tertúlia/Formar (2015)
Idioma: Português
Capa comum, 148 páginas
ISBN: 978-85-99380-29-1
Tamanho: 15 x 21 cm
O volume de contos A última noite contém seis contos inéditos e um já publicado do escritor Pedro J. Nunes. Para ambientá-los, o autor criou um bairro no noroeste da ilha de Vitória, o bairro Assunção de Nossa Senhora, também conhecido como Assunção.
Todas essas histórias têm relação com o bairro. Umas aconteceram aí (Nicodemos, o matador e A abantesma do bairro Assunção), outras aí nasceram (Teorema), e há aquelas que aí se consumaram (A última noite e Violeta). Se estes contos são atravessados pelo tema do amor entre os assuncenses, aquele pretensiosamente batizado Eventos de gente trágica: romance breve é o mais completo painel traçado sobre como se ama em Assunção.
Editora: Secult-ES - 3ª edição (2014)
Idioma: Português
Capa comum, 130 páginas
ISBN: 978-85-64423-50-3
Tamanho: 15 x 21 cm
A relação entre uma catadora de lixo e a filha que adotou ao encontrar abandonada em um canteiro de jardim. De uma comunicação não verbal imposta, aprendeu a filha a chamá-la assim: Aninhanha.
Muda, solitária, a narradora vê seu destino de mulher transformar-se num abismo. Uma novela em que a personagem principal é a linguagem e o que não é dito.
Aninhanha foi considerada por Carlos Nejar um livro "forte, sabe gritar sombras, pedras e luz. Aninhanha é um grito. Gritamos Juntos."
Em 2014 recebeu o Prêmio de Reedição da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.
Editora: Formar - 4ª edição (2023)
Idioma: Português
Capa comum, 76 páginas
ISBN: 978-85-99380-19-2
Tamanho: 14 x 20 cm
O romance conta a história do porco Teimoso, da misteriosa Marieta e da gente comum que trabalha numa grande fazenda de criação de porcos. A lente é a de um menino, filho do proprietário, cuja mentalidade social pode evoluir para o bem ou para o mal à medida que vai observando e narrando a história do porco Teimoso. Tão ao gosto do autor, esse menino narrador sem nome vai associando a história dos empregados que trabalham na fazenda de seu pai à história do porco Teimoso, acabando por traçar de si mesmo e de seu caráter em formação um perfil surpreendente.
A história, um conto de terror, evolui para um final inesperado.
Editora: Cultural-ES (1995)
Idioma: Português
Capa comum, 128 páginas
Tamanho: 15 x 21 cm
Foi de Pedro J. Nunes a ideia deste livro, congregando escribas do pensionato dos sábados para escreverem sobre mulheres em diversa caligrafia. Uns disseram logo que sim, outros que iam ver. A obstinação de Pedro J. Nunes não deu trela aos recalcitrantes. Caligrafar foi preciso.
A coletânea está aqui, com o apoio dos que resolveram prestigiar. Cabe aos leitores julgar se valeu a pena Pedro J. Nunes quebrar lanças pela edificação desta capela onde nem sempre se queima aos altares o mais puro incenso.