Inicial | Artigos | Tira-dúvidas | Reforma ortográfica | Quem é | Contato

 

 

 

 

Endofórico e exofórico

 

Há algum tempo uma ex-aluna ligou-me muito irritada com uma prova em que havia uma questão envolvendo os termos endofórico e exofórico, expressões de que, segundo ela, nunca tinha ouvido falar. Achando justificada sua indignação, considerei comigo que talvez minha pobre ex-aluna houvesse sido vítima do esnobismo de gramáticos e linguistas, que vivem criando termos medonhos para estabelecer uma relação que poderia ser compreendida muito mais fácil e prazerosamente.

 

Vamos tentar entender o que essas expressões significam.

 

Os pronomes são um notável recurso para quem escreve. São eles que possibilitam evitar uma série de repetições e estabelecer uma relação harmônica e coesa entre as palavras, as orações e as ideias expostas num texto. Nessa relação, os pronomes estabelecem relação para algo dentro do texto (endofórico) ou para algo fora do texto (exofórico).

 

Como isso se dá?

 

Vejamos estas frases:

 

1. "Os países africanos possuem costumes que muitas vezes assustam os nativos deste."

 

2. "Ali vai aquele menino desengonçado."

 

Com relação à frase 1, vê-se claramente que o pronome este estabelece uma relação ideológica com o país de quem escreve, neste caso o Brasil. Isso é relação exofórica, pois não há ligação estabelecida com nenhuma palavra dentro da frase, mas com a pátria em que vive seu autor. Na frase 2, o pronome aquele se refere a menino, algo dentro do texto, o que é relação endofórica.

 

Aquilo que é debatido em sala de aula se esfuma diante de termos criados dentro de um determinado nicho linguístico, no caso os linguistas e gramáticos. Com isso perdem os principais interessados: os usuários da língua.

 

Para aqueles que vão submeter-se a concurso público, onde essas dificuldades medram como uma praga, recomendaria uma passada de olhos nos prefixos e sua significação. Talvez ficasse mais fácil à minha ex-aluna resolver a questão se soubesse que end(o)- dá ideia de para dentro, enquanto que exo- dá ideia de para fora.

 

VOLTAR

 

 

 

© 2007 Pedro J. Nunes. Todos os direitos reservados.